terça-feira, 31 de março de 2009

poema bobo

O ácaro não é marido da cara.
A cara não é esposa do caro.
O caro quer ficar longe do coro.
O coro deixa a cara corada.

segunda-feira, 30 de março de 2009

CONHEÇA CHARLIE E LOLA

Você já ouviu falar de Lola e de seu irmão, o Charlie? São as crianças mais fofas e divertidas desse mundo animado. O Charlie e a Lola são irmãos, ele tem 8 anos e ela, 4 ou 5. Juntos, eles descobrem muita coisa nova e participam das maiores aventuras. Sua criadora é a escritora e ilustradora, Lauren Child, que mistura colagens aos desenhos. Bem que essas TVs abertas podiam comprar esses episódios interessantes e educativos.
O episódio que você vai ver é de quando a Lola está com dente mole e não quer que ele caia. Se você quer ler também, há uma coleção de livros dos dois e mais outro com uma personagem que é um barato, chamada Clarice Bean. O livro é "Clarice tem um pobrema!" Divirta-se.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Conheça Selma e apaixone-se pelo simples

Dica de leitura:
O dia-a-dia da ovelha Selma é aparentemente comum: ensinar as crianças a falar, praticar um pouco de esporte, conversar com a vizinha, comer grama, dormir profundamente. A diferença está na satisfação com que ela realiza essas atividades. Selma aprecia a vida em sua essência e, por isso, vê beleza naquilo que é comum. E nem se tivesse mais tempo ou se ganhasse na loteria ela mudaria seus hábitos. Comeria mais grama, conversaria mais com as crianças, dormiria mais e continuaria praticando - um pouco - de esporte. As ilustrações da autora, de beleza singela, retratam uma Selma rechonchuda, simpática e muito carismática. Jutta manuscreveu o texto em português, um detalhe simples que conferiu vivacidade e deu um tom pessoal à edição. É impossível não se tornar adepto dos princípios desta charmosa e fiel defensora do jeito simples de viver. Para os filhos lerem aos pais. Veja a animação maneira AQUI. O livro é da CosacNaif.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Música de criança para criança de toda idade

Estou sumido daqui. Por boa causa. Mas acabei descobrindo algo que merece ser publicado no meu blog. Os cabinha é um grupo arretado de meninos cearenses do vale do cariri que cantam acompanhados de instrumentos de lata. Um barato. Precisamos disso, orientar nossas crianças para a arte. Estamos carentes de cultura para a infância. Parabéns pela fundação Casa Grande, com seu trabalho voltado para a criança. Para ouvir as músicas da molecada e se divertir, vá aqui. E se quiser visitar e conhecer o trabalho da fundação, clique aqui.

domingo, 8 de março de 2009

8 desejos, por conta de um selo que ganhei


Quem me ajuda, quem me ajuda
a realizar 8 desejos?
Não sei não... quem me ajudar
vai ganhar montes de beijos.

Para dar volta ao mundo
primeiro um balão eu quero.
Vou à fenda do Bikini
num submarino amarelo.

Depois vou ao pólo norte
a bordo de grande navio.
pra ver a aurora polar
suporto até morrer de frio.

Tenho outro desejo simples
Na Grécia, subo o Monte Olimpo
espero encontrar Afrodite
e durmo lá no seu recinto.

Pretendo pegar um foguete
e ir na beirada do mundo
Depois na piscina de estrelas
eu nado como o rei do mundo.

Espero fazer dos meus dias
intensa e animada festa.
No fim eu só quero morar
em paz numa ilha deserta.
_______________


Tá aí. 8 coisas coisas que pretendo fazer antes do meu fim (mas também não vou morrer se eu morrer sem ter feito todas,né, rsrsrs!). De quebra, agora tenho que dar de presente o selinho para oito blogueiros da pesada. Eu ganhei este selinho de um blog que gosto muito, o MUNDO ANIMADO. Não precisam seguir a corrente. O legal é transformar a brincadeira das oito coisas em tema pro seu blog (imagem, texto, som, etc). Desculpem, mas não consigo seguir regras por inteiro. Escolhi estes. Maurício Planel e Janaína Amado.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Trovinhas desengonçadas

(Miró)

- Quem querereu namorar com ieu?
- Cala a boca, seu Zaqueu!
- Cala a boca já morreu
Quem manda na minha boca sou eu!

- Curro curro... vai entrar?
- Eu entro e vou logo adivinhar
Um, dois, três, pode apostar!
- Perdeu feio, olha lá!

- Quem vem da Bahia
- Oh, fecha a braguilha!
- Quem vem do Ceará
- Ajude a fechar!

- Lá em cima daquela serra
passa boi, passa boaiada
Só não passa é mulher feia
pois comigo é na pedrada!

Atirei pedra na água
os peixinhos se assustaram
- Vai jogar pedra na lua -
em coro todos gritaram.

Eu quero...

(Dog barking at the moon, Joan Miró)

...tomar banho de sol por dentro
o céu da boca cheio de estrelas
o rei da barriga satisfeito
e a menina dos olhos toda prosa.
...que o olho da rua fique atento
e a cara de pau seja polida
escalar com jeito prato monstro
e pentear macaco sem vacilo.

...virar pelo avesso o mundo todo
dobrar a marra de um valentão
peidar na cara de um ser tirano
desempinar nariz de sabe-tudo.

...dar tempo ao tempo, nada ao contratempo
conversas costuradas na calçada
tecer palavreado bem comprido
e alinhavar ideias de jerico.

domingo, 1 de março de 2009

Vamos fazer uma ilha feliz?

Um paraíso formado de dunas branquinhas, floresta de mangue que é berçário para bandos e mais bandos de uma ave vermelha chamada guará, água por todos os lados, vinda dos rios e do mar, 80 casinhas de palha e madeira. Esse lugar existe e fica no litoral oeste do Maranhão. É um arquipélago com cerca de 30 ilhas, habitadas por pescadores. A ilha mais famosa chama-se Lençóis (não é os Lençóis Maranhenses, ok?). Os 300 habitantes ( a maioria crianças) vivem do extrativismo, da pesca...
O que eles têm de maior riqueza são as lendas. Pois juram que o Rei Dom Sebastião, que desapareceu na África no século XVI, está encantado lá, com todo o seu reino. O rei surge na forma de um touro negro. Um dia, tudo vai ao fundo e o Reino aparecerá. Sinistro isso, não é? Simplesmente magnífico. Eu tenho viajado constantemente para lá, pois minha pesquisa de tese é sobre o imaginário dessa ilha.

Mas o objetivo deste post aqui é convocar meus leitores para me ajudarem. Estou montando, com a comunidade de pescadores, um memorial com bliblioteca e material da cultura deles. Pensando sobretudo nas crianças, a sala de leitura deverá ter muitos livros infanto-juvenis, além das reportagens e material de gravação com a memória dos mais velhos. A casa será um ponto de valorização do oral e do escrito e as crianças terão cursos de arte e saúde durante o ano.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR?
Doando livro infanto-juvenil, novo ou usado, desde que em boas condições de leitura. Tudo na casa será fruto de doação. Eu mesmo estou doando o espaço de uma casa que adquiri na última viagem, e a comunidade vai produzir o material que ficará em exposição (oratório, instrumentos de pesca, roupas e acessórios do bumba-meu-boi, etc).

Se você quiser dar sua contribuição, entre em contato, que passo endereço para envio dos livros. Querendo conhecer um pouco mais da riqueza dessa ilha, acesse os links abaixo, com artigos da minha pesquisa: DIÁRIO DE UMA VIAGEM A LENÇÓIS e MITO SEBASTIÂNICO . Este texto, O rei que virou lenda, é uma narrativa poétiva de minha autoria e será publicado em livro infanto-juvenil no próximo ano. Nele eu conto a história de Dom Sebastião e falo da lenda na ilha maranhense.
Peço que você escreva uma cartinha num postal ou foto para enviar junto com o livro. Essas correspondências formarão um painel na sala de leitura para que aquela comunidade se sinta valorizada. Agradeço muito se você divulgar esse post entre seus leitores e amigos.

Um abraço do Cláudio Rodrigues