segunda-feira, 21 de setembro de 2009

NOMES QUE ATRAPALHAM

A menina nasceu com uma sina. Deram-lhe o nome de Xerox Ampliada da Silva. O apelido era Xê. Coitada da Xê, só foi feliz até o dia em que percebeu que o seu nome não era nada comum. E isso aconteceu na escola. Durante a chamada, a professora gritou:"Xerox Ampliada, está aí?" E a turma começou a gargalhar. A própria professora esboçou um leve entreabrir de lábios.
- A Xerox está sendo usada lá na secretaria, fessora! - Gritou um aluno, acompanhado de um estrondo de risadas. Xê foi ficando vermelha, deois roxa de uma raiva misturada com vergonha. Ela não sabia que tinha levado na certidão de nascimento o nome de uma máquina de fazer cópia. A gozação foi só o início. Pelo corredor, os meninos gritavam:
- Você é tão magrinha que parece mesmo Xerox.
- Não, mas é uma xerox ampliada, olha o tamanho da cabeça.
Xê só choramingava pelos cantos. Começou a cobrar dos pais uma solução. Mas a mãe dizia que o pai foi quem dera a solução, e que havia gostado do nome. Não tinha como mudar. Xê sonhava com o dia em que ficasse de maior e pudesse ir ao cartório para mudar o nome. Ela mudaria e pediria para o oficial por na sua mãe o nome ridículo que haviam lhe dado. Xê olhava-se no espelho e dizia:
- Hoje meu nome é Fátima.
- Hoje acordei e me acho uma Patrícia.
- Hoje, Mara.
E a garota descobriu que podia ser várias em uma só. Aboliu de vez o nome Xerox, pelo menos para si e começou a representar inúmeras mulheres. Resultado: virou atriz, mudou de nome e tornou-se famosa. Em todo lugar do país e fora dele até todos aplaudiam o talento da grande Xê. Mas ninguém, até esse texto desvendar o mistério, não saberia dizer a origem do apelido.

Nenhum comentário: