domingo, 1 de junho de 2008

Três Mariazinhas.


I. Maria dos Anjos
Ninguém achava que Maria ia vingar. Parecia destinada a virar anjo antes mesmo de provar o gostinho agridoce da humanidade. Maria dos Anjos foi chamada assim por isso. “Já que ela não vai ficar muito tempo viva, melhor batizar com esse nome...” - disse a mãe. A menina demorou a nascer. Sofrimento para ela e para sua mãe. Estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Só promessa mesmo talvez desse certo. De modo que a menina nasceu fraquinha, sem forças...
----------Maria Anja, como era chamada, resistiu. Como fruto novo que resiste ao vento gelado e ao sol, ela foi forte. Mas era como se Maria vivesse mais pra lá do que pra cá. Não se enturmava com outras crianças. Nem fazia muxoxo se não dessem por sua presença. Era feliz demais a menina. Tão feliz que se bastava. E se bastando, sobrava a natureza. O lago, ah, o velho lago rodeado de árvores... Era ali que a menina vivia a maior parte do dia. Contemplava o mundo do lago. O mundo refletido tremia, e isso a fascinava.
----------Sua brincadeira era jogar pedra na água para ver os círculos concêntricos se abrindo e se expandindo até sumirem. Chamavam-na de louquinha por isso. Ela não queria outra brincadeira. Se louco é aquele que joga pedra na lua, ela não era, pois jogava pedra no lago. Não fazia mal a ninguém. O lago não sente dores. O lago achava graça até. E os cisnes vinham fazer o percurso dos círculos.
----------Maria via nos círculos o mundo girando, e via também o sistema solar girando. E via a galáxia girando. Girando...girando....os pensamentos dela giravam. Então ela se levantava, abria bem os braços e rodava, com o rosto voltado para o sol. Felicidade assim nenhum humano pode experimentar.
----------Uma vez Maria sumiu. Dizem que ela caiu no lago. Ninguém achou seu corpinho. Dizem que ela foi raptada. Dizem que dizem. Maria simplesmente descobriu que tinha asas. E foi para um lugar que era eternamente dela.
A estória II está aqui no cronopinhos. Clica aí e ouça a vidinha de Maria do Céu. A terceira estória, aguarde.

Um comentário:

claudio rodrigues disse...

A ilustração dessa estória é obra da aluna Rosilda, do Colégio Sagrado, EJA, na aula de literatura e arte.