quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O mundo de Nito

Oi! Sou Nito, tenho 9 anos e moro numa vila, no meio das montanhas de Minas Gerais. Aqui é tão tranquilo, não acontece nada. Quer dizer, quase. Meu pai diz que a gente mora pra lá de Deus Me Livre e por isso nada de importante acontece. Meu melhor amigo é o Chico. O Chico não é gente, mas é como se fosse. Não vou mudar o nome do meu cachorro nunquinha, é Chico mesmo.
Agora vou falar um pouco de como é viver aqui. Tem pomar onde a gente pega manga, goiaba, laranja, banana... Tem riacho com água gelada que a gente tibunga na tarde quente, tem muita serra que a gente sobe só pra ver as casas cobertas pelas nuvens.
No domingo, o sino da igreja toca bem cedo: Blém, blém, blém... A mãe me acorda: "Nito, tá na hora de levantar, tem missa..." E eu pergunto se é preciso mesmo ir. Ela me responde um pouco brava: "Menino que não vai pra igreja ganha rabo e cresce os chifres".
Aí eu acabo indo né, não quero virar o capeta. quando a missa termina, eu gosto de ficar olhando a criançada brincar de roda e cantar: "Lá em cima daquela serra, passa boi, passa boiada, só não passa o meu amor que não quer saber de nada".
Eu nunca entro na roda. Morro de vergonha. Um dia ainda crio coragem. Fico admirando a Belinha, uma menininha de vestido verde que é a mais animada do grupo. Mas ela nem liga pra mim. Só gosta do Chico. Vou ter que apelar pro Chico. Quem sabe ele não me ajuda a ser amigo dessa menina...
Esse é um exercício de redação. Como professor, não fico parado. Entro na brincadeira com os alunos nas aulas de produção de texto. A proposta dessa semana: Levei algumas pinturas de Portinari pra sala, olhamos e descrevemos as cenas, situamos as personagens, imaginamos a época, os lugares. Depois, pedi para que cada aluno escolhesse um dos personagem e fizesse sua história, em primeira-pessoa. Escolhi ser o menino que está fora da roda na pintura "Ronda Infantil". E esse é o esboço de meu texto feito em sala. Os textos das alunos ficaram tão interessantes! É assim que eles tomam gosto pela arte e pela escrita.

3 comentários:

Andreia Alves disse...

Adorei seu texto fez desta pintura sua obra de arte.Seu livro vai arrasar!
bjs e bom fim de semana.

claudio rodrigues disse...

Obrigado, Andréia. Vc é um amor de pessoa e excelente aluna. Bem-vinda ao meu blog.

Unknown disse...

Lembro bem na aula ou to louca!!! Ótimo