domingo, 23 de agosto de 2009

O ABZ DO ZIRALDO


Hoje foi exibido o primeiro de uma série de programas comandado pelo Ziraldo com o nome "Abz do Ziraldo". Uma hora de humor, risada, música, entrevistas, desenhos, etc. Tudo feito num cenário que mais parece uma página de quadrinhos, com o traço do apresentador, nosso velho conhecido dos livros infantis. Muito à vontade entre a criançada e uma plateia formada pelas mães, o velho de jaqueta multicolorida, se apresenta como um dinossauro, brinca com isso, e ganha a criançada, tudo acompanhado do coral "Menino Maluquinho", devidamente caracterizado com um chapéu em forma de panela.
Ziraldo trata a criança como o ser que ela é: inteligente, cheia de críticas, bem-humorada... E instiga a imaginação, perguntando mais do que dando conceitos sobre as coisas. Uma criança conta anedota, outra explica os tipos de dinossauros, a plateia dá vaias de mentirinha ao invés de aplausos...
Agora, o mais legal: a presença dos livros no cenário, os quadros em que escritores são convidados a falar de suas obras, enquanto contadores leem obras, diante da plateia atenta... Tudo isso merece aplauso e indica que nós, professores e escritores, devemos comprar essa ideia e sair destacando esse programa nos nossos sites, blogs, conversas na escola, em casa. É preciso, urgente, valorizar programas assim, que mostram o sabor da leitura.
Parabéns ao Ziraldo, o nosso Monteiro Lobato atual, e parabéns a Rede Brasil pelo projeto.

3 comentários:

Janaina Amado disse...

Ainda não vi o programa, mas já gostei!

Aparecida disse...

Olá professor! Parabéns à você pela divulgaçâo desse programa. É realmente muito importante o incentivo à leitura.Beijo...

Angélica Nascimento disse...

Menino eu já tinha me esquecido do meu blog, voltei lá só pra dá uma olhadinha e tinha um recado teu! Fico feliz que você se identificou, porque eu também me indentifiquei com o seu! Vou até atualizar! Valeu pela força! Um beijão!