segunda-feira, 1 de março de 2010

VOZINHAS E VOZONA

Existem vozinhas e vozonas. Qual é a sua?


A vó da Maria passa o dia em sua varanda
Ela borda uma toalha que não tem fim, não termina.
Minha vó vive falando que o negócio dela é outro:
Saltar de pára-quedas lá do alto da colina.

A vó do Estevão fica toda tarde no escritório
Toma chá, come bolacha, diverte-se com o baralho.
Minha vó é alpinista, não tem noção do perigo.
Escala alta montanha e não quer cortar atalho.

A vó da Joana gosta de se entreter na cozinha
Faz doce em compota, bala, biscoitos, almoço e janta.
Minha vó come é asfalto na sua moto irada
Ou então come poeira pilotando sua jamanta.

A vó do Igor passeia toda manhã no jardim
Colhe rosas e gerânios para enfeitar a sala.
Minha vó cultiva planta que mais parece animal
Planta que come inseto, e odor de pum exala.

A vó do João adora conversar muita lorota,
Contar causos pras amigas e jogar conversa fora.
Minha vó gosta de vibe, de zoar a molecada.
Faz rapel e diz ainda que sua hora é agora.

A vó da Lilica bota um vinil na vitrolinha
E chora ao lembrar do tempo de namoro no portão.
Minha vó adora rock, reavy metal na balada
Passar horas numa pista é a sua curtição.

A vó da Cida se encanta com histórias de princesas
Que sonham com belos jovens na torre dos seus castelos.
Minha vó ama vampiros, sangue, gritos de horror.
Diz que sempre quis ser bruxa pra voar num escaravelho.

A vó do Pedro tem medo de duende e assombração
Tem pavor de gato preto, de escada e cemitério.
Minha vó caça fantasmas, é amiga dos felinos.
Diz que a vida é mais intensa com arrepio e mistério.

A vó da Ana, na praia, fica deitada na areia
embaixo do guarda-sol, lê um livro, bate papo.
Minha vó adora o mar, com sua prancha cor-de-rosa
Encara ondas iradas, bota os surfistas no saco.

A vó do Chico, nas férias, quer descansar na fazenda
Passa o dia numa rede ou então fazendo renda.
Pois minha vó leva a tropa para aventuras sinistras
Já fomos ao Pantanal, ver jacaré, onça e ema.

A vó da Eva adora a cadeira de balanço
Pra cá, pra lá, ela fica, lembrando suas memórias.
Minha vó tem um desejo: quer ser uma astronauta
Vai pilotar um foguete e entrar para a História.

A vó do Tiago ama brincar com o neto no parque
E dão comida aos pombos ali perto numa praça.
Minha vó gosta de farra, adrenalina na veia.
Sela o cavalo Azulão, mete espora e manda brasa.

A vó da Marina curte ver comédia na TV
Fica o dia gargalhando com os programas de piadas.
Minha vó é a piada. Faz graça sem se cansar
Vai ao circo e até o palhaço ri da sua macacada.

Minha vó é uma vozona. A melhor vó desse mundo.
Mas ela disse que isso é questão de opinião.
Uma vó é sempre vó, duas vezes mãe da gente
Todas as vós tem seu charme. Só basta prestar atenção.

(Cláudio Rodrigues, 2010, todos os direitos reservados)

Nenhum comentário: