terça-feira, 6 de julho de 2010

MINHA POBRE BREGUEÇADA

Minha santa caixinha...minha bregueçada querida... tudo está mofando por aqui. Por pura culpa minha. A poeira está provocando espirros. Tenho tanta coisa pra colocar nesta caixa. Mas a preguiça misturada com o sono têm impedido. Vou jogar algumas coisinhas na caixa que mais parece baú:

1. A desfesa da tese foi ótima, um sucesso mesmo. Senti que fechei com chave de ouro cinco anos de muitas frustrações, medos, mas também muitas conquistas, descobertas... E aqui devo agradecer publicamente a meu orientador, um grande parceiro que, com sua sensibilidade de poeta, leu meu texto, me deu caminhos, apontou mudanças e, dobretudo me deu seguranças. Valeu, Pucheu!

2. Recebi um livro de um escritor e mediador de leitura genial, o Tino, lá de Brasília. Ele e sua esposa comandam os roedores de livros, despertando na criançada a paixão pela leitura. Em troca, lhe enviei os meus dois livrinhos. O livro Cadê o juízo do menino (Manati editora) é uma aventura bem engraçada, musical, e as ilustrações da coloridíssima Mariana Massarani engrandecem mais ainda o texto.

3. Recebi de uma amiga cronopiana da Paraíba, a Letícia Palmeira, o livro de contos-crônicas chamado Artesã de Ilusórios. E a escrita da Letícia é mesmo um tecido, uma renda. Gostei de ler assim, parando, degustando, relendo, refazendo dentro de mim a inteireza das palavras e do enredo dela. Ave!

4. Ganhei de presente de uma aluna do ensino médio que está saindo da escola um livro com a biografia do Saramago (editora Leya, autor João Marques Lopes). Parece bem interessante o livro, mas preciso de tempo para lê-lo.

5. No XV salão do livro infatojuvenil aqui do Rio comprei três primores: O livro Na arca às oito (Martins Fontes), do alemão Ulrich Hub, que conta as peripécias de três pinguins que precisam tomar a arca de Noé quando só dois podem embarcar. Maravilha de texto (ri horrores). O segundo livro é das Paulinas e chama-se Folias e folguedos do Brasil. O autor, Inimar dos Reis, apresenta canções populares do ciclo junino. Musicas belas, com aprtitura e CD. Por fim, o livro ganhador do premio jabuti em 2009, da freira que mora na paraíba, Valeria Rezende. O livro é No risco do caracol (Autêntica editora) e é um poema em forma de haicais.

6. Por fim, essa semana tive um encontro com 4 turmas de crianças que leram o meu livro O rei que virou lenda. São alunos da 2 série do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho. Me diverti muito com as perguntas, as curiosidades, os gestos de carinho. Como é bom estar entre as crianças, meu Deus! Permita-me que eu escreva mais livros para que esse momento aconteça mais vezes. Amém!
Ufa!!!! Tem mais, mas cansei...

3 comentários:

Gerana Damulakis disse...

Que notícia boa sobre a tese: parabéns, C.

Tenho aqui minhas ressalvas sobre a biografia de Saramago; de saída, já defasada com a morte dele.

Volte para tirar o mofo de vez.

Cida disse...

Professor querido, parabéns por tudo! Adorei o nosso passeio com a turma, foi ótimo. Não teria sido o mesmo sem sua presença você e muito divertido.
Ah! tire um tempinho pra ler o livro,vou querer saber depois
Beijos!!!!

Ana Tapadas disse...

PARABÉNS, pela tese!
Também pela intensa actividade...
Beijinhos