segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tempo estranhamente suspenso



Ontem, de madrugada, eu estava terminando de ler Cangaceiros, do José Lins do Rego, e não queria acabar a leitura (faltavam só umas 30 páginas). Sabe quando você não quer que a narrativa acabe e vai sorvendo tudo muito calmamente, já com uma saudade? Eis que a notícia da possível morte do Osama foi pretexto para parar minha leitura, adiar. As imagens do cangaço, dos mata-cachorros atrás dos cangaceiros, dos coronéis no sertão acoitando polícia ou bandido, os cantadores, os jornalistas do sertão, que cantavam e aumentavam os feitos, o menino Bento, filho dos Vieira, amaldiçoados por terem delatado o santo da Pedra Bonita, enviado de Deus. O menino querendo fugir da sina da família de cangaceiros. O Osama, os EUA, a imprensa mostrando fotos falsificadas do criminoso, o presidente Obama pronunciando que foi feita justiça, o corpo do bandido numero 1 do mundo, não documentado, in-visível à imprensa, não enterrado, mas mergulhado no mar, dissolvido para não deixar vestígio, os EUA em êxtase, a Europa civil calada, euquanto os líderes mundiais se pronunciam... O mundo é um sertão, de loucos, santos, bandidos, trovadores. E nós, aqui, procurando narrativas, produzindo as nossas. Esse tempo suspenso, abafado, com um céu nublado quase querendo desabar sobre nós. Sei não. Não sei.

Acompanhe este diálogo no facebook.

3 comentários:

Letícia Palmeira disse...

E o silêncio de gente que tem boca mas não fala também é estranho. Seu texto poderia abrir diversos atalhos para vários problemas que estamos atravessando. Por aqui, em minha linda terra, há greve de professores e funcionários, vez por outra a polícia entra em greve, tem marido arrancando dedo de mulher e hospital de emergência sem médicos. Dizem que a humanidade está sempre cruzando conflitos em busca da evolução. Acredito nisso. Mas antes havia barulho. Agora as coisas simplesmente surgem como que se caíssem do céu. Não acredito na morte do terrorista (em minha opinião ele já estava morto há tempos). No entanto, era preciso provar algo. Obama provou que é capaz e o mundo inteiro engole. Ando preocupada demais com o silêncio de nossa presidenta, com o aumento da gasolina e com a tal inflação. É muito pano pra manga.

E a literatura prova que a vida é como nos livros. Um pouco mais surpreendente apenas.

Um abraço pra você, Cláudio.

claudio rodrigues disse...

Mas, Letícia, será que estamos evoluindo? às vezes penso que o progresso humano é inversamente proporcional ao tecnólogico. Somos projetados para um abismo nessa sociedade excitada, como diz o professor Turke, no seu livro "Sociedade Excitada". Doses e mais doses de sensação nessa mídia, nessa virtualidade, estão fazendo de nós zumbis. Um mal do século?

Letícia Palmeira disse...

Mal do século. Sem dúvida alguma. Vivemos dentro desta caixa de sapatos chamada tecnologia. Pessoas são mais felizes com seus ipods, ipeds, i-sei lá o quê? Não sei. Apenas sinto que está cada vez mais difícil deixar o vício deste contentamento falso.

Mal do século talvez seja a superficialidade na qual estamos vivendo.