domingo, 14 de agosto de 2011

Zoomitemas I

O mosquito Narciso pousou numa folha orvalhada e ficou reparando sua imagem no espelho. Passou as patinhas na cabeça, balançou a cauda, limpou as antenas. Depois piscou o olho para seu reflexo. Ficou perdidamente apaixonado.

A cobra Orobora dormia enrolada numa pedra redonda. Quando acordou, levou um baita susto: a menos de um palmo de seu nariz havia um bicho sem olho, sem boca, sem ouvido. Num instante, ela deu bote e zas, mordeu a inimiga. Só então percebeu que havia arrancado um pedaço do próprio rabo.

O jabuti Ícaro cismou que queria visitar São Pedro e tocar gaita para o santo. Ficou olhando os pássaros, observando o voo, aprendendo a domar o vento. Com muita calma e obstinação, fez um par de asas com penas do urubu e cera de abelha. Subiu na mais alta montanha e começou a bater as asas. O voo parecia tranquilo, mas o sol não estava de bom humor. O calor foi derretendo a cera e as penas se soltaram aos poucos. Desesperado, o jabuti despencou gritando: "Afasta-te, pedra, senão te esborracho!!!". E a pedra lá, surdinha e imóvel. O jabuti virou caquinhos. Mas sua alma está no céu, tocando gaita para os anjos. 

O joão-de-barro Dédalo era o arquiteto mais famoso da floresta. O rei da ilha de Creta, Minos, estava aflito com o monstro chamado Minotauro, que nasceu querendo morte. O rei contratou o João-de-Barro para fazer uma prisão para o bicho. A ave construiu engenhoso labirinto e pôs o Minotauro lá no meio. Depois voou e lacrou a porta do labirinto. Dizem que o Minotauro nunca mais saiu de lá.

O escaravelho Sísifo, besouro grande e pesado que quase não consegue voar, antigamente era um moço esbelto e de asas enormes e tão potentes que o faziam voar com graça e precisão. Tinha um dos voos mais perfeitos entre os animais alados. Mas o escaravelho era trapaceiro até dizer chega. Enganava todos os viventes. Enganou até a morte. Quando ela veio levá-lo, ele a elogiou, disse estar apaixonado por ela e lhe deu um colar. Mas o colar era, na verdade, uma coleira, e a Morte ficou presa por muito tempo nas patas do escaravelho, como se fosse um cachorrinho. Humilhada, quando a Morte se livrou do besouro, lançou sobre ele um castigo terrível: ele passou a se alimentar de fezes e viveria até o fim dos dias empurrando uma grande pedra de cocô para todo lado. Todo mundo o conhece por Rola-bosta.

Nenhum comentário: