domingo, 30 de maio de 2010

Ora bolas.

Ela é redonda, o principal componente do jogo, vive fugindo dos pés dos 22 homens. Bola cheia. Ar de poder. Fica feliz quando é levada pelos pés de um habilidoso jogador e consegue, definitivamente, furar a barreira do goleiro e cair na rede, para delírio da torcida. Pronto. Sensação indescritível. A poderosa. Se bola pudesse falar, sentir...
Em cada copa do mundo, a tecnologia que envolve a fabricação da bola é aperfeiçoada, melhorada, visando sempre o melhor desempenho. Sempre há quem não fique satisfeito. No caso da Jabulani, bola oficial da copa de 2010, muitos jogadores, sobretudo goleiros, têm reclamado de sua dinâmica. A bola parece não querer obedecer os comandos do jogador, birrenta, leve demais, desenhando uma trajetória complicada. Será que teremos recorde de gols?
Uma coisa curiosa os nomes das bolas dos mundiais. E esse post era sobre isso. Mas já gastei dois parágrafos sem especificamente me lançar no tema. Com a ajuda do google e dos canais esportivos, segue uma lista com algumas curiosidades sobre as bolas dos mundiais.
2010. A Jabulani é uma bola sem costura, com 11 cores que representam os 11 jogadores, as 11 línguas oficiais da África do Sul e as 11 etnias. "Jabulani" é uma palavra zulu que significa "celebrar".
2006. Na copa da Alemanha, a bola era a "Teamgeist", que significa "espírito de equipe". A bola era personalizada com o nome do jogo, a data e a hora.
2002. A Fevernova foi a bola da copa da Coreia/Japão de 2002. Um desenho inovador, abandona o modelo Tango.
1998. Copa da França. A "Tricolore" é a primeira bola multicolorida de um mundial.
1994. Copa dos EUA. A bola era "Questra".
1990. Copa da Itália. A bola chamava-se "Etrusco Unico", tinha desenhos etruscos, em homenagem aos povos que viveram na península entre os séculos 12 e 7 a.C.
1986. Copa do México. A bola foi batizada de "Azteca", tinha os 32 gomos.
1982. A bola era  a "Tango España" e foi a última bola de couro de um mundial.
1978. O nome da bola era "Tango" e com esse nome, o país sede só poderia ser a Argentina.
E aqui eu deixo um link para quem quer conhecer os formatos das bolas dos mundiais. O site bola da vez apresenta as fotos e as curiosidades. Uma boa opção para uma aula, não é? Afinal, damos tanta importância aos jogadores e esquecemos que sem ela, a bola, não há jogo.

Nenhum comentário: