quinta-feira, 2 de setembro de 2010

NOVA BANDEIRA DO BRASIL


Está em tramitação no Congresso um projeto de lei para mudar a bandeira nacional. A proposta faz uma crítica às cores verde-amarelo, que não representam a essência do povo brasileiro, um povo quente animado. Nem há uma ligação com o nome do país. A cor de destaque seria, portanto, o vermelho, que simbolizaria duplamente o sangue do povo miscigenado, além do calor tropical do território. Mas, sobretudo, o vermelho estaria ligado historicamente à árvore que deu origem ao nome do país: o pau-brasil. Era dessa árvore que se tirava a tintura vermelha, muito apreciada na Europa do século XVI. A esfera azul com a faixa “Ordem e Progresso”, que foi lema positivista e não tem mais sentido na sociedade atual, seria substituída pelo escudo nacional.

O projeto prevê também a alteração na letra do hino nacional, segundo o projeto, de difícil entendimento, com frases invertidas e palavras que já não fazem parte do uso cotidiano. A ideia é refazer a letra, atualizando-a para o português contemporâneo. Um exemplo da dificuldade de compreensão da letra está logo no início: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/de um povo heróico o brado retumbante”. Mais sentido teria se estivesse na ordem direta: “As margens tranquilas do Ipiranga ouviram/o grito retumbante de um povo heroico”.

Tudo indica que haverá um plebiscito para escolha da nova bandeira e da nova letra. Os brasileiros irão às urnas para escolher se querem ou não a mudança.
E você, o que acha disso?

35 comentários:

Gerana Damulakis disse...

Não quero mudar.

Chico de Paula disse...

Acho que eu também não quero mudar não. Não sei. Tenho de amadurecer a ideia. Abraço!

Flor de sal disse...

O vermelho me lembra tantas coisas menos o pau-brasil. Não mudaria o meu Brasil verde, amarelo, azul e branco. O hino, esse de fato poderia ser cantado e compreendido por quem canta, a maioria dos brasileiros não comprendem e balbuciam palavras sem sentido. As mudanças são sempre bastante provocadoras, vamos ver o que acontece... bom ter você na blogosfera compartilhando.

Beijos amigo,

Anônimo disse...

pALAHAÇADA!

Niley disse...

Eu não trocaria a minha bandeira linda maravilhosa por uma que não tem nada a haver com o nosso país. e o que que tem haver o pau-brasil com o nosso país? Sendo que ele já saiu da qui já um bom tempo né gente, aonde não vou contar a história que todos já sabem de cor e salteado, ta certo que fez parte de nós mas agora a nossa riqueza que nós temos atualmente é: Verde da nossa mata amazônica que temos que zelar dela, o Amarelo o nosso ouro, o Azul do nosso linco céu e do Branco onde ainda a paz no nosso lindo PAÍS que eu tenho muuuuiiiittttooo orgulho.

Não troco o meu verde, amarelo, azul e branco.Por uma que não tem nada em comum com o nosso povo.

Anônimo disse...

A letra do hino, que aprendamos seu significado, é um bom exercício da língua culta!
A bandeira vermelha, lembra sangue, guerra!Na imagem me lembrou a bandeira DO PT! Corre o risco de mudar o nome do país também...

karina disse...

Se liga, isso ai é só uma montagem que alguém fez, já li artigos sobre mudar a bandeira mais nunca pra isso ai (WTF?)

Noticia totalmente falsa, e ainda por cima não tem fontes u_u

Braga disse...

Sou contra, totalmente

claudio rodrigues disse...

Claro que é falsa. Aqui é um blog de literatura. E nada deve ser levado a sério. Poupe-me, leitor desavisado.

John Benfilh disse...

Ficaria muito mais bonita... Faria um circulo no brasão e pintava de verde escuro... cor das florestas... dos sapos e dizem da virilidade...

Anônimo disse...

Só para ligar uma coisa a outra, que cor era a bandeira dos nazistas? existem idéias de liberação da maconha, existem idéias de liberação da pedofilia até 10 anos, existe idéias de tanta porcaria, que caberia as cores desta bandeira maldita que vai simbolizar a morte e o sangue da nossas crianças e adolescentes, só um sangue pode salvar a população do mundo deste, não é o do Brasil,o Sangue de alguém que realmente deu sua vida por amor a TODOS no mundo, esse é nosso Senhor Jesus Cristo ... cuidado povo brasileiro porque vcs acham que somem crianças ao montes? já pararam para pensar ?

Deus os abençoe!!! em nome de Jesus Cristo!!

Sudário disse...

Acabei caindo daí um uma das minhas noites de sinapses...

A ideia é madura demais pra um povo imaturo como o do Brasil. O nosso país ainda não tem maturidade o suficiente pra gerir a si mesmo e muito menos a mudança de um signo dessa magnitude.
O conceito de usar vermelho como prova de tantos fatos do nosso povo e cultura é simples demais pra um povo tão complexo.

É preferível usar o verde, amarelo e azul por que popularmente nós cremos representar as florestas, ouro e mar/céu. Até onde estudei, não existe uma definição exata do significado dessas cores. Acredito que as cores nunca mudarão, já que o povo orgulhoso do nosso país preza a aparência ao invés do conteúdo.

É uma pena que em um país tão poderoso como o nosso, ideias inteligentes como uma possível mudança na bandeira, não tenham ascensão. Vamos demorar muitos anos, décadas para que o país olhe pra si mesmo e pare de procrastinar.

Ótimo matéria e blog, pena ter visto 4 anos depois.

Anônimo disse...

A correta alteração na verdade seria uma restauração: RESTAURAR A MONARQUIA EM NOSSO PAÍS! Essa é a solução real!

Johnny disse...

Isso me lembra a cor de determinado partido de esquerda que tem o plano de implantar o maldito socialismo assim nos calando diante das decisões tomadas pelos "lideres socialistas".

Anônimo disse...

por que esses palhaços não vão para Cuba ? meu pais e verde amarelo azul anil , SELVA !

Anônimo disse...

EU CONCORDO.O VERDE AMARELO REALMENTE NÃO REPRESENTA O BRASIL ATÉ PORQUE O NOME DO PAIS VEM DA COR VERMELHA MAS AO INVÉS DO ESCUDO AO CENTRO PODERÍAMOS MANTER O CIRCULO AZUL MAS SEM AQUELA FAIXA HORRÍVEL COM O LEMA ORDEM PROGRESSO.FICARIA APENAS O CIRCULO AZUL COM AS ESTRELAS REPRESENTANDO OS ESTADOS BRASILEIROS

Unknown disse...

Ridículo. Como podem ser tão pervertidos. No final das contas, o que querem na verdade é dar um jeito de colocar uma estrela na bandeira. Observem que o emblema da república tem um escudo e é exatamente a estrela que tanto vangloriam. Plebiscito com urnas eletronicas é fácil prever o resultado, obviamente que conseguirão realmente mudar nossa bandeira. Deveria ser feito uma mudança sim é do emblema da república removendo esta estrela. FORA PT FORA COMUNISTAS FDP.

Marcos Melo disse...

Coisa típica de comunista: querem mudar para vermelho e não têm sequer a coragem de assumir diretamente isto. :) Como sempre com subterfúgios para conseguir o que querem...

Anônimo disse...

E porque ja que o problema e ter alguma cousa vermelha, entao enfia um pau vermelho rabo. Vao procurar um trabalho. Ideia de comunista. Vsf.

Unknown disse...

Nossa Bandeira janais será vermelha e ponto final:::::

Max disse...

Eu apoio.
Acho que tem que mudar mesmo. Mas, com uma condição.
Alterar só pra gente descerebrada igual vocês que acreditam em qualquer bobagem que postam na internet sem fonte confiável.
Assim eu apoio.
Só vcs usariam a bandeira e cantariam o Hino novo pra diferenciar daqueles que checam fontes e não acreditam em qualquer bobagem publicada.
Apoiado.

Max disse...

Eu apoio.
Acho que tem que mudar mesmo. Mas, com uma condição.
Alterar só pra gente descerebrada igual vocês que acreditam em qualquer bobagem que postam na internet sem fonte confiável.
Assim eu apoio.
Só vcs usariam a bandeira e cantariam o Hino novo pra diferenciar daqueles que checam fontes e não acreditam em qualquer bobagem publicada.
Apoiado.

Unknown disse...

Ê comunismo mesmo.

Unknown disse...

Acho que tem outras coisa mais importantes pra se preucupar do que a cor da nossa bandeiraque por sinal e muito linda e nao tem q mudar nada

Unknown disse...

Acho que tem outras coisa mais importantes pra se preucupar do que a cor da nossa bandeiraque por sinal e muito linda e nao tem q mudar nada

Unknown disse...

Acho que tem outras coisa mais importantes pra se preucupar do que a cor da nossa bandeiraque por sinal e muito linda e nao tem q mudar nada

Anônimo disse...

Acho um absurdo e de quem com certeza adora vermelho por outros motivos; nossa bandeira e verde e amarela e sempre será> Agora com tentas questoes para serem resolvidas querem mudara a bandeira; se mudem de pais vcs! Procurem uma bandeira das boas vermelhas que todos sabem o que significa..ah sempre forjando interesses. vergonha e falta do que fazer com dinheiro publico. Ensinem ÉTICA nas escolas isso sim. PATRIA AMADA BRASIL VERDE AMARELO

Anônimo disse...

Sou contra essa merda isso me cheira a bandeira de ato comunista!! E comunista é coisa do cão!! Foraaaaaaaaaaaaaaa!! Para bandeira vermelha digo não!! A bandeira verde amarela foi criadas pelos antigos maçons que adoravam o Brasil!! E agora querem estragar nunca! Não troco meu verde e amarelo por nada!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Faz sentido, as cores verde e amarelo representam as famílias Orleans e Bragança que já não governam o país. O vermelho escuro representando a tinta extraída da árvore pau-brasil que deu origem ao nome do nosso país, mas no centro ao invés do brasão da república deveria ser uma arara azul (animal nativo do nosso país ameaçado de extinção) segurando a constituição em uma pata e na outra a espada de Duque de Caxias representando a república e o exército respectivamente.

CASA DE BONECA disse...

Alguém já ouviu falar em TRADIÇÃO e HISTÓRIA!
Eu sou terminantemente CONTRA! Até posso imaginar de onde surgiu essa ideia maravilhosa, pra não dizer o contrário ?

Unknown disse...

Sou a favor mais não desse jeito acho muito feio este triângulo. Podia enventar outra bandeira para o Brasil mais bonita.

Unknown disse...

NUNCA...comunista aqui nunca.

Luciano O. de Moura disse...

Acho que seria melhor melhorar o ensino do povo brasileiro para todos poderem entender o hino, e não mudar o hino, eu estava no primeiro ano de colégio e já sabia decor o hino e sabia o significado!

Aldo Mello disse...

LEI No 5.700, DE 1º DE SETEMBRO DE 1971.

Dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.

CAPÍTULO V
Do respeito devido à Bandeira Nacional e ao Hino Nacional
Art. 31. São consideradas manifestações de DESRESPEITO à Bandeira Nacional, e portanto PROIBIDAS:
I - (...).
II - Mudar-lhe a forma, AS CORES, as proporções, o dístico ou ACRESCENTAR-LHE OUTRAS INSCRIÇÕES;